Qual estratégia de marketing utilizar? Inbound ou Outbound

É necessário entender a diferença entre as prospecção de clientes e vendas Inbound e Outbound e saber identificar qual é a melhor estratégia para seu negócio.

Hoje vivemos uma discórdia ao se abordar sobre os métodos para planejamento de prospecção de clientes. De um lado os defensores do Inbound e do outro a turma do Outbound Marketing.

Fato é que não podemos desprezar ambas as ferramentas e o papel que cada uma desempenha no planejamento estratégico, levando em consideração o tipo de negócio cada uma terá uma importância maior ou menor.

Quando o assunto é Marketing Digital, sem dúvidas, o Inbound dispara na frente. 

Veja as diferenças em prospecção Outbound e Inobound.


OUTBOUND X INBOUND
Entenda os dois conceitos.

PROSPECÇÃO INBOUND
Deriva do Inbound Marketing, que é uma abordagem de marketing voltada principalmente ao marketing Digital. O Inbound incia com objetivo de atração, fluxo para geração de leads comerciais com base nos interesses.


PROSPECÇÃO OUTBOUND
Durante muito anos a única ferramenta disponível a respeito de vendas e marketing. Dentre as atividades mais comuns a utilização de Cold Calls para potenciais clientes de listas adquiridas pelo segmento e não por interesse.

Um processo caro e complexo para se obter um real engajamento do prospect.

AS MUDANÇAS NO PROCESSO DE PROSPECÇÃO
Há aproximadamente 20 anos, o processo comercial passava por sua maioria, pela exigência da interação de um vendedor, que controlava todos dos dados e informações necessárias para conversão.

Hoje no entanto, vivemos a era da informação, onde podemos esta em qualquer lugar, formal ou informalmente pesquisando em segundos e poucos clientes sobre as 5 melhores empresas que fornecem o que queremos.

Ainda precisamos do processo de vendas, com inbound influenciamos e intensificamos o processo, agregando o máximo de valor a marca, visando o relacionamento.

O processo de consultivo passa a ser diferencial. É necessário não mais apresentar um produto, mas envolver e engajar o comprador.

Ainda assim e até mesmo por isso, não é possível descartar o outbound marketing, pois ele humanizará o processo comercial dentre outros benefícios.

QUANDO E PORQUE ADOTAR OUTBOUND 
Para Humanizar o processo comercial, para atender necessidades específicas de forma menos genérica.

Para ampliar a conversão e principalmente para se atingir níveis de hierárquicas ou segmentos específicos de pouco comportamento digital.


Outbound X Inbound
Interrupção – Permissão
Cold Call – SEO/SEM
Email Direto – Blog
Processo Frio – Relacionamento iniciado pelo marketing
Contato direto – Multicanais
Offline Predominantemente/Online complementar – Online predominante/Offline complementar

CONCLUSÃO
Estamos no meio de uma revolução que engloba os departamentos de marketing e vendas. Cada vez mais, o processo de Inbound ganha força e se desenvolve. Mas para muitas empresas o modelo outbound também é uma boa opção e vai ajudá-las a chegar nos clientes desejados. Analise bastante os prós e contras de cada modelo e boa escolha. Principal, não  se esqueça que eles podem e devem funcionar em conjunto!

Até breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opnião?