À medida que as empresas crescem e se ajustam a mercados e desafios em mudança, as vendas e o marketing são sempre áreas de crescimento e adaptação. As empresas muitas vezes exigem maiores receitas, ou estão trabalhando para entrar em novos mercados e verticais. Muitas vezes, através de empresas têm muitos talentos de vendas qualificados, o tempo que gastam em outras atividades além de vendas é esmagadora. As estatísticas atuais mostram que as equipes de vendas estão gastando 25-35% de seu tempo em atividades não comerciais.
Conheça estratégias de prospecção de clientes para manter seu funil de vendas abastecido e vender mais.
5 Dicas para ter uma Aliança Estratégica de Sucesso
Como dono de negócios você
provavelmente já calculou quantos clientes a mais poderia atender por mês, ou
qual o valor a mais que poderia faturar. Este número desejado, que você tem em
mente seria ideal para atingir aquela rentabilidade excelente, considerando os
recursos e a estrutura que a sua empresa tem no momento. Um dos vários caminhos
para alavancar-se e atingir seu objetivo de forma rápida e segura, sem aumentar
os seus custos, são as “Alianças Estratégicas”.
Quando abordadas corretamente,
“Alianças Estratégicas” são relacionamentos poderosos que podem levar a grandes
quantidades de indicações e referências e maiores oportunidades de negócios.
Seguem 5 dicas que são parte de
uma metodologia que o ajudará a iniciar e cultivar relacionamentos de alianças
estratégicas que resultarão em milhares de novos negócios.
11) Primeiro
defina quem é o seu público alvo, seu perfil ideal de cliente. Depois liste
quais empresas tem o mesmo tipo de clientes, que sejam muito parecidos com o
que você busca.
22) Seguindo
o roteiro de abordagem para contatar estas empresas, existem alguns passos com
sugestões de textos e reuniões para conhecimento mútuo. Nesta fase é importante
selecionar possíveis parceiros que cumpram alguns requisitos como:
a)
Tenham uma boa base de dados com informações
relevantes de clientes potenciais.
b)
Que não sejam seus concorrentes.
c)
Que tenham posicionamento adequado de
atendimento e seriedade tanto quanto a sua empresa.
d)
Que tenham o mesmo público alvo que você.
33) Para
cada possível Aliança Estratégica, crie um plano de ação com metas e mecanismos
de acompanhamento das atividades, e saber se a aliança está gerando benefícios
mútuos. Tenha bem claro que tipo de benefícios poderá ofertar e o que deseja
com cada aliança.
44) Fazer
uma ligação para o responsável por tomadas de decisão, para agendar uma reunião
de 1 hora. Ter em conta que a aliança estratégica será um sucesso, se os dois
ou mais negócios reconhecem que podem realizar mais juntos, do que qualquer um
poderia por sua conta.
55) Na
primeira reunião com sua possível Aliança Estratégica leve quais são as suas
necessidades e desejos, e esteja aberto para entender as necessidades do outro.
Também já deixe agendado as próximas 4 reuniões com eles, para cumprir as
etapas para uma aliança de sucesso.
Esta é uma das estratégias de
alavancagem onde as empresas arrojadas que sabem onde querem chegar avançam e
se destacam sem necessariamente gastar ou fazer novos investimentos.
É hora de entrar em ação, use de
forma mais estratégica os seus preciosos recursos, e cresça mais rápido.
Você pode ler este e outros artigos também em nosso blog:
www.actioncoach.com.br/ amarildomaciel/blog
Qual estratégia de marketing utilizar? Inbound ou Outbound
É necessário entender a diferença entre as prospecção de clientes e vendas Inbound e Outbound e saber identificar qual é a melhor estratégia para seu negócio.
Hoje vivemos uma discórdia ao se abordar sobre os métodos para planejamento de prospecção de clientes. De um lado os defensores do Inbound e do outro a turma do Outbound Marketing.
Assinar:
Postagens (Atom)