Como qualquer relacionamento significativo, conhecer bem sua audiência é um compromisso. Rastreamento, análise e interpretação de comportamento e atitudes do cliente deve ser um acordo tratado momento a momento. Isto é fundamental, não só para a segmentação e modelagem de conteúdo e experiências relevantes, como também para a otimização de como eles são entregues.
Isso requer uma ampla gama de dados e ferramentas sofisticadas para analisar os segmentos de clientes específicos e seu comportamento para detectar oportunidades e prever ações futuras. As empresas devem mapear as jornadas de decisão do cliente, detalhando-as em seus segmentos mais importantes.
Para tal, utilizando-se de tecnologias que acompanham os clientes em todos os canais, não só para determinar o seu comportamento, como também para isolar aqueles momentos em que as empresas podem influenciar a atitude da audiência. Alimentar esses insights sobre operações de marketing requer processos e equipes que se concentrem na interpretação dos dados, bem como em entregar rapidamente a análise de uma forma simples para os gestores.
A atração entre o marketing digital e as empresas
Investir no marketing de atração é, obviamente, uma das melhores estratégias para atrair clientes. A fundação de tal estratégia é bastante simples. Você se conecta com as pessoas, identifica quem quer fazer negócios com você e trabalha com essas pessoas para alcançar um objetivo comum. A internet não só serve como um portal para conectar pessoas de todo o mundo, como também tem provado a sua utilidade para as empresas. Com a internet, o processo de atração do público se transformou em uma ferramenta de marketingextremamente poderosa.
O marketing de atração online inclui 3 partes:
- clientes conseguem encontrar o seu site;
- digitam nome e e-mail na sua página de captura de lead;
- você os inclui em sua lista de e-mail, construindo valor de sua oferta;
É durante a terceira parte da atração de marketing online que eles decidem se querem participar do seu negócio ou não, o que elimina aqueles que não estão realmente interessados no que você tem para oferecer. O que é importante em relação ao marketing de atração online é que os seus clientes potenciais vão lhe dar permissão para lhes enviar e-mails e informações.
A atração de marketing online, na verdade, fornece melhores resultados do que fazer publicidade no rádio, televisão ou anúncio impresso. Sem contar que você tem acesso a todo mundo, tornando o seu negócio potencialmente lucrativo e muito visível.
A relação entre as empresas e o marketing digital é muito específica, porque é a partir dos anúncios e das interações feitas online que o negócio ganha visibilidade e melhora o posicionamento nos motores de busca.
Pois bem, a seguir você conhecerá a diferença entre as plataformas B2B e B2C e as 3 melhores estratégias para atrair clientes. Continue lendo!
B2B e B2C
A maioria das pequenas empresas vendem para outras empresas ou para os consumidores, e as siglas B2B e B2C representam essas relações de forma abreviada.
De empresa para empresa (B2B)
B2B é uma abreviação para business-to-business. Os produtos e serviços da empresa são comercializados para outras empresas. Entre os exemplos estão agências de publicidade, web hosting e serviços de design gráfico, pessoas que alugam espaço para escritórios e varejo.
As relações entre empresas são desenvolvidas e contínuas, e os processos de venda demoram mais tempo do que nas relações business-to-consumer.
A tomada de decisão B2B pode ter lugar em mais de um nível. Por exemplo, o vendedor se encontra com o gerente do departamento, que então precisa obter a aprovação do proprietário da empresa antes de a venda ser fechada. Emoções não têm lugar em negociações B2B.
De empresa para consumidor (B2C)
O cliente final é o consumidor com um negócio business-to-consumer. Serviços de faxina, restaurantes e lojas de varejo são exemplos de empresas B2C. Sites que oferecem produtos de consumo são B2C. O ciclo de vendas B2C é mais curto. O consumidor é incentivado a comprar o produto imediatamente.
Por exemplo, a mãe que está à procura de brinquedos educativos para seu filho. Ela encontra o local, analisa o produto e compra o brinquedo. As compras são feitas em uma base emocional, bem como com base no preço e produto.
B2B e B2C
Uma indústria pode incluir tanto B2B e B2C nos seus negócios. A indústria do livro-publicação é um bom exemplo. Autores comercializam os seus manuscritos junto a editores. Tanto o autor quanto a editora estão em um relacionamento B2B. As impressões e comercialização dos livros vão para as livrarias, tanto online como em lojas físicas, supermercados e afins. Esta relação é B2B também.
No entanto, as livrarias vendem para o consumidor final e, então, estamos em um relacionamento B2C.
Outro exemplo é a comida. Os produtos alimentares são comercializados para os consumidores, mas são vendidos nos supermercados e/ou restaurantes. Tanto o fabricante do produto alimentar e a loja miram as suas promoções no consumidor final.
Estratégias de marketing
Diferentes táticas são usadas em B2B e B2C, embora os métodos de propaganda, promoções e publicidade sejam os mesmos. Se o cliente final é um negócio, não vai ajudar a aumentar as vendas com publicidade em revistas de consumo ou a mídia em geral, tais como televisão e rádio.
A comercialização é feita por intermédio de vias que o cliente de negócios vai usar. Por exemplo, publicações da indústria, revistas de negócios, feiras e shows seriam mais apropriados.
A mensagem de marketing é baseada no valor, serviço e confiança. Já o marketing B2C é focado em preço e satisfação emocional de obtenção do produto. Por isso, a relação entre o marketing digital e as empresas é estreita. A partir da definição da plataforma B2B ou B2C é possível direcionar melhor o público-alvo e definir quais serão as melhores estratégias para atrair clientes.
3 melhores estratégias para atrair clientes
Separamos para você três estratégias do marketing digital: marketing de conteúdo, marketing de guerrilha e inbound marketing. Quer conhecê-las para conquistar mais o seu público-alvo?
Marketing de conteúdo
Criar conteúdo não é fácil. É preciso ser direto, claro e objetivo para que o leitor adquira um conhecimento novo que talvez nem tivesse percebido que estava precisando. É fundamental que o conteúdo tenha relevância para combinar com o tipo de serviço ou produto que você esteja vendendo. É preciso ser útil para que o cliente volte ao site e continue lendo os outros artigos.
Se uma startup e um empreendedor que não são ativos nas redes sociais então, eles não estão suficientemente preocupados com o seu público-alvo e com a sua empresa.
O melhor modo de divulgar o seu conteúdo e conseguir mais leads e mais clientes interessados é a partir das redes sociais. Assim, você consegue se identificar com o seu público e saber exatamente o que está precisando e procurando.
A partir do momento em que você consegue captar a atenção deles, tornam-se divulgadores do seu conteúdo também. Mas, novamente, não adianta fazer uma divulgação eficiente se o conteúdo não for prioridade do marketing e da empresa, porque aí o “tiro pode sair pela culatra”.
Se você começar a produzir conteúdo relevante e informativo, concentrando-se em um determinado segmento ou tema, as pessoas irão procurá-lo para falar sobre o assunto, uma vez que você se tornou expert, ou seja, referência.
O leitor, na maioria das vezes, gosta de saber a sua opinião ou seu lado para determinado tema e assunto, e você precisa escolher como e se vai se posicionar. É preciso sempre manter a consistência se você começar a opinar sobre um método melhor ou pior. Por isso, você deve tomar cuidado na hora de decidir sobre isso quando produzir o conteúdo. Logo, ficar atento ao feedback dos leitores e dos usuários é essencial. Talvez seja a partir dessa perspectiva que você saberá ao certo o que está dando certo e o que não está.
Outra estratégia é usar as métricas específicas do marketing digital para ajudar na conversão do público-alvo, direcionando melhor o seu planejamento. O marketing de conteúdo é uma ferramenta essencial para alcançar o sucesso. Então, mantenha a frequência e produza!
Inbound marketing
Uma das melhores estratégias para atrair clientes é usando o inbound marketing. Com essa abordagem, você consegue a interação e o engajamento de todos os usuários, porque faz a oferta e espera pelo momento em que o cliente quer realizar a compra. Não é um marketing que pressiona ou vende, sem ao menos segmentar o público.
Para quem não conhece, o inbound marketing é o contrário do outbound marketing. O que isso quer dizer?
Significa que o marketing chamado “de entrada” se concentra na geração de conteúdo com qualidade, capaz de puxar audiência para seu produto ou serviço, onde, naturalmente, querem estar e conhecer.
Ao ajustar conteúdo publicado a interesses de seu público, você atrai tráfego de entrada, organicamente. Desse modo, pode, então, ter conversões, fazendo-o lucrar ao longo do tempo.
Marketing de guerrilha
A tática em que uma empresa utiliza a surpresa ou interações não convencionais, a fim de promover um produto ou serviço chama-se marketing de guerrilha.
Essa estratégia é diferente do marketing tradicional, na medida em que busca a interação pessoal e tem um orçamento menor, além disso, concentra-se em pequenos grupos de promotores que são responsáveis por espalhar a ideia da marca por um determinado local, em vez de campanhas nos meios de propagação.
O marketing de guerrilha tem como foco uma abordagem muito mais intimista com o público-alvo. O objetivo é surpreender, interagir, engajar imediatamente o cliente por meio de propagandas interessantes e divertidas, que permitam a reflexão, sendo criativas e muito inovadoras. É por meio desse tipo de publicidade que o cliente se sente atraído para conhecer melhor o trabalho da empresa e, quem sabe, adquirir o produto, porque se sentiu conquistado.
Geralmente, o marketing de guerrilha está relacionado ao modo como a pessoa está compreendendo a campanha. Por isso a necessidade de não ser convencional ou tradicional. Deve despertar algo diferente, sempre no sentido positivo. Por isso, também há a necessidade de verificar sempre os casos de sucesso para entender como deve ser feita, e observar os casos que deram muito errado. Sempre tenha em mente que o público-alvo deve ser muito bem segmentado para que entenda a mensagem por completo.
Com essas três melhores estratégias para atrair clientes, ficará muito fácil engajar o cliente e garantir uma visibilidade maior.
Por que é fundamental lidar bem com feedbacks negativos
O feedback eficaz, tanto positivo como negativo, é muito útil. É uma informação valiosa que deve ser usada para tomar decisões importantes. Para ‘melhoria contínua’, grandes empresas procuram por feedback, justamente para conhecer melhor o seu negócio e o que o público-alvo está achando. E elas sabem que este retorno é útil não apenas quando destaca os pontos fracos, bem como os pontos fortes.
Uma vez que você recebe feedback, pode ser uma reação natural ficar ofendido com comentários negativos, mas não leve para o lado pessoal, nunca. Em vez disso, reconheça-o como uma oportunidade para melhorar um aspecto da sua empresa, que terá um impacto maior, mais do que apenas no indivíduo que deu o feedback negativo. Olhe o feedback como uma oportunidade de crescimento. As pessoas gostam de saber que suas preocupações ou problemas são ouvidos.
É uma chance de construir sua reputação e fortalecer o seu relacionamento com seu cliente. Alguns dos melhores promotores para o seu negócio são aqueles consumidores que fornecem feedback negativo. Quando você ouvir um cliente e abraçar suas críticas, eles se tornam os principais contribuintes para o seu sucesso.
Pode-se dizer que o feedback é uma das melhores estratégias para atrair clientes. Afinal, se você compreende a reclamação do consumidor e está disposto a averiguar para aprimorar o que está errado, a probabilidade de conquistá-lo novamente é muito maior, uma vez que ele se sentirá completamente valorizado e ouvido. Sem contar que é possível transformar o feedback negativo em um positivo rapidamente, reparando pontos críticos no seu negócio. E na sua opinião? Quais são as melhores estratégias para atrair clientes? Conte para nós abaixo sobre a sua experiência de sucesso!
http://blog.leadlovers.com.br/3-melhores-estrategias-para-atrair-clientes-para-sua-empresa-via-web/
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