Eventualmente surgem ferramentas que logo pegam gosto pelos estrategistas de marketing, viram febre e acabam sendo banalizadas. A bola da vez a geração de E-book para captação de lead.
É inegável que a estratégia de disponibilizar e-book em troca de pagamento social, mais comumente utilizada para captar lista e-mail, tem dado resultados positivos.
O problema é o efeito manada, enquanto há aqueles que se preocupam de fato em gerar um conteúdo de valor para o cliente final em troca de informações, há muitos que apenas seguidores de modas os fazem de forma totalmente errada.
O resultado desta legião de seguidores que não buscam o entendimento aprofundado da técnica para desenvolvimento, seja qual ferramenta for, acabam por saturar e banalizar o uso.
Então, caso seu plano seja utilizar um e-book é preciso ter vários cuidados, vou passar algumas informações que acredito será de grande valor para você.
Mas é importante observar que o que coloco aqui são e-book criado por empresas dentro da estratégias de prospecção, pois há inúmeras aplicações, não entenda este post como generalista.
# VOCÊ SABE O QUE É UM E-BOOK?
O Ebook é uma abreviação do termo inglês eletronic book, tradução libre LIVRO em formato digital, pode ele existir fisicamente ou somente no modelo digital.
Coloquei LIVRO em MAIÚSCULO para deixar claro, tenho baixado muitos e-book em minhas pesquisas e estudos e no final, quando tiramos um monte de enfeites, páginas só com imagens, ou um subtitulo que ocupa toda uma página, se espremer bem, terá menos informação que neste singelo post (singelo mesmo, tem blogueiros focando em escrever artigos, onde acabam tendo de 3 a 10 vezes mais conteúdo escrito que o que vai ler aqui) na verdade, tem muito e-book que não preenche uma página de word, de conteúdo prático daria para colocar no twitter.
Este breve desabafo, contextualiza as demais informações:
# QUAL OBJETIVO DO E-BOOK
De forma geral o objetivo da criação de um e-book dentro de uma estratégia de prospecção ou geração de lead será mostrar seu conhecimento, domínio e autoridade sobre o assunto que trata seu negócio.
O e-book está no topo do marketing de conteúdo (atração de clientes mediante conteúdo, informações que o lead demonstrando interesse em ter maior interação aponta como um prospect potencial)
A identificação de seu prospect por meio de interesse em conteúdos relativos ao universo de seu negócios será o principal resultado.
# QUAL NÃO PODE SER O OBJETIVO DO E-BOOK
O e-book não é um flyer de vendas, se ele passa a ter como objetivo em si de vendas você está no caminho errado, o e-book é uma etapa do processo de vendas, lá no inicio, plantando sementes e não colhendo os frutos.
# MARKETING DE "CONTEÚDO"
Então vamos lá, o e-book é para captar informações de clientes com interesse em assuntos relevantes dentro do universo de seu negócio e provar para ele que você tem autoridade no assunto, aí você faz "6,7,10... dicas de qualquer coisa, baixe e-book agora...grátis".
Minha humilde opinião, talvez nem tão humilde, 6 dicas de algumas coisa, seja ela qual for não é conteúdo para um e-book, no máximo dá um post de blog ou redes sociais, mas e-book?
Pagamento social, que você espera para ter os dados deste lead para incluir em seu pipeline de vendas e evoluir para uma venda, é um pagamento... então se espera uma troca justa, quando o seu lead baixa um e-book espera que realmente tenha algum valor agregado e alguma informação APLICÁVEL, não uma leitura superficial.
Outro dia, pesquisando sobre o assunto um "especialista" em seu e-book colocou que na dificuldade de desenvolver um conteúdo, (olha o absurdo) pesquise um blog, copie, edite e publique o conteúdo (momento de reflexão, e respirar fundo), mas ele não terminou aí, ele fez um vídeo mostrando o passo-a-passo desta "estratégia".
Parece exagero, mas vai pesquisar sobre um assunto, principalmente assuntos populares do tipo fofocas ou listas, um exemplo ontem estava pesquisando lista de pessoas que antes de ter sucesso fracassaram, como Wall Disney e vários outros, qual foi a minha surpresa, vários, vários sites tinham a mesma informação (tudo bem o assunto talvez não teria muito como variar e os mais notáveis se repetem) o problema não era este, o problema é que no mínimo 4 sites que passei as fotos da mesma pessoa eram diferentes, o layout da pagina, mas o texto, não era parecido, era o mesmo, cópia exata.... acho que esta estratégia deste camarada teve seguidores.
Então...
# AGREGUE VALOR AO LEAD
Só entregue um e-book para o lead se realmente tiver feito sua parte, claro layout é importante, pode ser bonito e amigável, mas tem que ter conteúdo de valor e aplicável.
Torne o pagamento social de seu lead uma experiencia inesquecível, afinal você não está prospectando, vai perder esta grande oportunidade de encantar seu futuro cliente?O lead só vai lhe reconhecer autoridade, se você realmente for, não dá para enganar para sempre, seja original, ainda que o assunto seja restrito, pense, coisas do tipo O que o cliente pode está fazendo de errado? O que ele gostaria de saber? Como ele vai absorver esta informação?
Até breve
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